ROSÂNGELA DORAZIO

Pontos de vista

Texto Omar Porto

Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea

02/12/2017 – 16/02/2018


Pontos de vista, 1ª exposição individual da artista Rosângela Dorazio no Rio de Janeiro, propõe uma reflexão sobre esse momento polarizado, no qual cada dia é mais difícil conviver e refletir sobre as diferenças.

Sua produção discute os transbordamentos de linguagens entre gravura, fotografia e pintura. Depois de muitos anos trabalhando com gravura, a artista propõe um terceiro olhar sobre duas técnicas de arte consagradas: a gravura e a fotografia. Suas obras de arte comunicam seu desejo de discutir o tempo e ela passa a utilizar o corte de goivas e buris para interferir em fotografias adesivadas sobre superfícies rígidas, criando uma nova técnica denominada gravura sobre fotografia.

“Neste momento polarizado, no qual cada dia é mais difícil conviver e refletir sobre as diferenças, nomeio minha exposição na galeria Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea de PONTOS de VISTA. Apresento fotografias de paisagens nas quais meu olhar está muito próximo e portanto atento aos detalhes, mas sem a compreensão da linha do horizonte e também, paisagens vistas a uma certa distância, o que permite uma visão geral do todo, mas impossibilita a intimidade que a proximidade dá.

Nos dois casos, interfiro nas imagens com o corte. Crio uma nova situação a partir do gesto, desfazendo a imagem anterior. Todas as imagens convivem num mesmo espaço, todas são alteradas pela ação violenta da retirada de partes do todo. O expectador apreende o que está visível, mas não tem a imagem anterior.

Aqui teço um paralelo com as informações que nos chegam e sobre as quais muitas vezes temos opiniões contundentes. Existem dados faltantes, possibilidades de olhares distanciados ou próximos, mas é possível a convivência e o diálogo das aparências amputadas e divergentes”.

Rosângela Dorazio