MARCUS ANDRÉ
“TAMOIA – CALIFA”
Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea
Curadoria Heloisa Amaral Peixoto
09/09 – 05/11/2023
Desde que o artista se propôs a executar uma pintura mural de grande porte, realizada no hall do icônico edifício modernista Palácio Capanema, vencedora do prêmio “Projéteis Funarte 2006”, estabeleceu-se na sua produção, um tipo de ritual narrativo formal de interpretação bastante singular do que entendemos como “paisagens”.
Na experiência de conduzir a sua expressão de modo integrado aos aspectos arquitetônicos do entorno, o artista incorporou as premissas do contexto muralista e levou para as suas pinturas uma série de propostas estruturadas na superposição de linhas e outros grafismos.
Consciente de que o seu percurso é compreendido dentro de uma poética intercambiável, no diálogo entre procedimentos e métodos produzidos para diferentes fins, e no seu caso em especial, na prática íntima com a xilogravura, Marcus André passa a rearticular as suas pesquisas trazendo de volta a superfície do seu suporte, a madeira.
Deixando mais exposta a matéria, ele explora a sua textura e aparência natural, assim como determina as áreas de intervenção cromática, aplicando as suas técnicas combinadas.
Esse procedimento vem acompanhado desta vez de elementos geométricos mais ampliados, que ganham novos contornos e volumes, e ainda sugerem um plano de terceira dimensão.
Heloisa Amaral Peixoto