MANOEL NOVELLO

Tempo e Lugar

Curadoria e texto Luiza Interlenghi

Galeria Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea

29/04 – 31/05/2019


As pinturas e desenhos de Manoel Novello examinam o impacto mútuo entre cor e desenho. Desafiam certo legado da pintura e da arquitetura do século XX, que convergiram na valorização da estrutura geométrica do espaço.

Livre da imposição de pureza formal, sua poética retoma o espaço modernista à luz de uma sensibilidade contraditória, subjetiva, local, artesanal, marcada por tentativas, falhas e conquistas. O artista testa as margens contemporâneas daqueles conceitos fundamentais e suas oposições – pintura e desenho, cor e linha, plano e grade geométrica.

Com sobreposições, inversões e contaminações, a pintura Jaraguá, as séries Baía de Guanabara, Praia das Pedrinhas e os desenhos cruzam passagens decisivas na arte brasileira em que houve tensão e ruptura entre o conceito e a experiência sensível.

A exatidão e o cálculo são redefinidos por sedutoras variações, que percebemos no curso do tempo em que o olhar habita o quadro. Então, as tramas regulares, embora demarcadas, se mostram instáveis e cambiantes.

Luiza Interlenghi